A brasileira RedeTV! muda postura após defender GFK e fecha com Ibope

A TV brasileira de canal aberto RedeTV!, mudou sua postura após defender a criação da empresa alemã GFK, e decidiu mudar em relação ao Ibope. A emissora acaba de firmar contrato com o Instituto do Ibope pelos próximos três anos, como informa o site “TV foco”. Chama atenção o fato de que esses compromissos são feitos ano a ano, e não um contrato longo de três anos.

 

O fato, é que Amilcare Dallevo, presidente e co-proprietário da Rede TV! sempre esteve entre os principais nomes da implantação do GFK. Onde chegou a dizer em relação a empresa alemã que veio para “mudar o panorama das pesquisas de TV”, por sua vez tomou uma medida bem radical em não fechar mais acordo com a GFK e ainda convidou Flávio Ferrari, CEO do Ibope por mais de 15 anos, para ser seu novo diretor geral da Rede TV!

 

Vale lembrar que tanto Record, SBT e Rede TV! começaram o ano frustradas com os resultados do GFK. As emissoras não imaginavam de forma alguma que o investimento milionário para a chegada da GFK no Brasil iria ser uma pedra no sapato. A empresa atrasou os resultados de 2015, que saíram apenas esse ano de 2016. As emissoras de TV achavam que o GFK traria números tão diferentes, ao ponto de provar que de fato o Ibope manipulava os números da audiência, em favor da TV Globo. Acontece que os números do GFK não são muito diferentes dos números do IBOPE, e por isso tudo continua igual.

 

GFK é uma empresa do ramo de pesquisa que mede audiência entre a televisão brasileira e chegou ao Brasil em 2002 para formar concorrência ao Ibope que está mais de 30 anos no mercado. A Rede Bandeirantes e a Rede Globo têm acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope, assim como agora a Rede TV! O Sbt e a Rede Record continua com a GFK.