Angola anuncia novo satélite

O ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, confirmou na segunda-feira (23) que o satélite Angosat- 1 está oficialmente dado como inoperante e anunciou a construção do AngoSat-2, que será lançado em 2020.
“Apesar de estar em órbita, o AngoSa-1 não apresenta os parâmetros para os quais foi construído”, disse o ministro em conferência de imprensa conjunta com os construtores russos do satélite. Segundo Carvalho da Rocha, “o artigo 12° do contrato (assinado com os russos) prevê que nessas situações, deve ser construído um outro satélite, neste caso o AngoSat 2, sem custos para a parte angolana”.
A construção do AngoSa-1 começou o dia 19 de novembro de 2013 e o lançamento aconteceu o dia 26 de dezembro de 2017. Logo após, surgiram notícias sobre problemas com a infraestrutura e perda de comunicação com o satélite. O equipamento tinha 16 transponders de banda C e seis na banda Ku para fornecimento de serviços de telecomunicações para Angola.