Claro, Net e Huawei demonstram streaming de vídeo 8K com tecnologia 5G

Claro e Net, marcas do grupo Claro, e a empresa chinesa Huawei apresentam pela primeira vez no Brasil uma demonstração de transmissão de vídeo Ultra-HD 8K em uma rede experimental 5G. A TV Globo é responsável por todo o conteúdo disponibilizado no formato 8K.
Segundo informa a Claro em comunicado, os trabalhos iniciaram em julho deste ano, atingindo velocidade de 3,2Gbps e baixíssima latência de apenas 1ms, com o equipamento 5G Huawei, operando em 3.5GHz. É a maior velocidade já conseguida até hoje, registrado nos testes de 5G nessa faixa e com essa banda. A demonstração é realizada durante Futurecom 2018
A faixa de 3.5GHz deverá ser a primeira destinada ao 5G no Brasil e será alvo de testes de convivência com serviços de TV satélite na Banda C.
O presidente do grupo Claro Brasil, José Felix, afirmou que a companhia está “investindo significativamente na modernização e expansão da nossa rede, com a implantação do 4.5G”.
“Recentemente, a Anatel oficializou que vai utilizar o CRT (Centro de Referência Tecnológica) da Claro, localizado na ilha do Fundão, no Rio, para testes e homologações usando o 5G na faixa de 3,5 GHz. Isso mostra que estamos dando passos concretos rumo à próxima geração das redes móveis. E não poderia ser diferente, já que a Claro sempre esteve na vanguarda dessas evoluções no Brasil”, adicionou o executivo.
Para Jorge Wada, vice-presidente da Unidade de Negócios de Operadoras da Huawei do Brasil, “essa colaboração com o grupo Claro demonstra que podemos ajudar mais do que nunca os clientes a melhorarem sua eficiência de rede e experiência para usúarios, que precisam acompanhar, continuamente, a transformação e inovação desse setor.

A Claro e a Net estarão presentes na NexTV Series Brasil, a principal conferência sobre TV e OTT que será realizada nos dias 28 e 29 de novembro em São Paulo. Os palestrantes serão Marcelo Torii, Director of Marketing, Products and Financial Planning da Claro; Claudio Zylberman, diretor de Engenharia e Tecnologia da Claro e Alessandro Maluf, diretor de Produto Vídeo da Net.