Rede Globo changed video format in analog broadcasts in Brazil

A TV Rede Globo foi a primeira TV brasileira a adotar um novo padrão para o formato de vídeo nas transmissões analógicas no Brasil. No último domingo, 6 de março, todos os sinais analógicos da emissora serão transmitidos no formato 16:9 em letterbox como widescreen.

 

“As imagens que antes eram exibidas na proporção 4:3, agora, vão passar a ser exibidas em 16:9. Isso significa que o público verá mais informação nas laterais da sua televisão. Essa mudança se deve ao cumprimento de uma determinação da Anatel para todas as emissoras de TV. A medida tem por objetivo alertar as pessoas que recebem o sinal analógico para que se preparem para o desligamento desse sinal”, informou a emissora em comunicado.

 

O formato adotado para as transmissões analógicas é o “letterbox”. A característica principal é o uso de barras pretas na parte superior e inferior da tela. Nestas áreas o público poderá acompanhar a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico sem interferir no conteúdo do canal.

 

Vela lembrar que a Rede Globo em TV paga pela Claro operadora, já tinha passado por essa mudança nas transmissões, com as emissoras: Globo Nordeste, TV Vanguarda SJC, TV TEM Bauru, Globo Minas, TV Liberal, TV Tribuna Santos, EPTV Campinas, Inter TV Cabugi, TV Amazonas, TV Centro América, TV Verdes Mares, RPC TV (Curitiba), Globo Brasília e TV Tem Sorocaba. Para assistir basta sintonizar o canal 24 da operadora.