Telefônica ligará Brasil e EUA com novo cabo submarino

A empresa espanhola de telecomunicações Telefônica anuncio através de comunicado de imprensa nesta última quarta-feira, 9, que ligara um novo cabo submarino, denominado de “Brusa”, que conectará Brasil, Porto Rico aos Estados Unidos. Segundo a companhia, a tecnologia de ponta do cabo permitirá proporcionar uma capacidade de transmissão muito rápida, aumentar a conectividade de ponta a ponta e a disponibilidade de serviços de banda larga mega rápidos.

 

Esta inversão de infraestrutura busca aumentar a capacidade de transmissão via banda larga para o mercado crescente de demanda de vídeo e dados para “clientes B2b, e operadores de telecomunicações, além de empresas de OTT e consumidores finais”.

 

O cabo terá 11.000 km de longitude e conectará as cidades do Rio de Janeiro a Fortaleza no Brasil passando em San Juan de Porto Rico, até a Virginia Beach nos EUA. A previsão de funcionamento, está prevista para o começo do ano de 2018, o que ajudará a multinacional a reforçar sua liderança em infraestruturas em toda América, segundo destacou a companhia em comunicado.

 

“O cabo vai melhorar a fiabilidade de comunicações e oferecer uma maior resistência, aumentando o número de pontos de acesso para os EUA, o desempenho global da rede global e a segurança de ponta-a-ponta. “Brusa” também, vai fornecer um link inferior a comunicação de latência entre as duas maiores economias do continente, Brasil e EUA, e proporcionará uma maior flexibilidade e escalabilidade do que outros sistemas implantados até o momento “, disse o comunicado.

 

“Brusa” se juntou a Telxius, a nova empresa global, de infraestruturas, recentemente criada pela Telefónica para otimizar seu portfólio de infraestrutura que irá incorporando de forma progressiva outras empresas e serviços, e irá gradualmente incluindo parte de suas torres de redes de telefonia e fibra óptica.