TVI from Portugal sells old studios and centralizes its audiovisual production in Bucelas

A Media Capital, dona da TVI de Portugal, vendeu nesta última semana os estúdios da Plural Entertainment em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira. O valor não foi divulgado pela administradora financeira ao “Correio da manha”.

 

“Decidimos concentrar os meios de produção audiovisual naquilo a que chamamos a nossa fábrica de sonhos, a Quinta dos Melos em Bucelas, Loures e, portanto, procedemos à venda dos estúdios de Vialonga, numa altura em que o mercado imobiliário dá sinal de recuperação”, afirmou Olívia Mira, administradora financeira do grupo, sem revelar, contudo, o encaixe financeiro desta operação.

 

Apesar de pertencerem à Plural, produtora de ficção da TVI, os estúdios estiveram arrendados a outras empresas nos últimos anos. A série ‘Água de Mar’, da Coral para a RTP, foi uma das últimas ali gravadas. Os estúdios agora vendidos ficam para a história da ficção nacional por ter sido naquele local que, durante anos, a NBP (Nicolau Breyner Produções, atual Plural), produtora fundada por Nicolau Breyner e António Parente em 1990, gravou as suas produções.

 

O local é, por isso, considerado a ‘casa-mãe’, percursora das novelas portuguesas. “Foi ali que começou a ficção portuguesa com continuidade”, diz Nicolau Breyner, que guarda “boas e más recordações” do local, mas considera “natural que a Plural tenha vendido”. A SP Televisão, responsável por várias séries da RTP e pelas novelas da SIC, também detém um complexo de estúdios em Vialonga, na zona do Quintanilho. Também estes estúdios chegaram a pertencer à NBP.