Sky, Claro Net TV, Oi e Vivo liberam sinais de canais fechados

A partir desta semana, clientes das operadoras Sky, Claro Net TV, Oi e Vivo terão acesso a uma série de canais da TV fechada. A medida foi adotada em virtude das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde para que as pessoas fiquem em casa por conta da pandemia de Covid-19 (Coronavírus).

Em comunicado oficial, a Vivo afirma que tem reforçado a capacidade de transmissão de dados de suas redes fixa e móvel e está preparada para atender a potencial demanda adicional que deve surgir. Clientes que utilizam o serviço de TV por assinatura têm mais de 103 canais com sinal aberto – durante o período de 15 a 20 dias, de acordo com cada programadora, os usuários poderão conferir todas as programações dos canais, inclusive pelo aplicativo do Vivo Play, sem nenhum bloqueio, pelo aparelho que desejarem. O download do app Vivo Play é gratuito e está disponível para Android e iOS nas lojas de aplicativos. Entre os canais, destacam-se Fox Premium 1 e 2, Telecine Premium HD, Paramount HD e todos os canais Discovery e ViacomCBS.

A Sky libera o sinal de mais de 70 canais para os clientes sem custos adicionais e declara que, em breve, novos canais podem ser adicionados à lista. Entre os títulos com o sinal aberto, estão E!, Fashion TV, History, Lifetime, A&E, Universal Channel, Warner Channel e Woohoo, entre outros.

A Claro promove uma série de ações relacionadas à conexão dos usuários, como oferecer mais internet na banda larga de casa sem nenhum custo adicional e liberação de sua rede de wi-fi disponível em locais públicos. Os canais da TV por assinatura também estão abertos desde o último sábado 14 de março, por tempo indeterminado. Estão liberados, até então, quase todos os canais, exceto HBO Premium e aqueles em Pay-Per-View.

A Oi também abriu o sinal de canais de diversos gêneros para todos os clientes dos seus serviços de TV por assinatura. A liberação da programação está prevista para acontecer, inicialmente, entre 14 e 28 de março. Entre os sinais abertos estão Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, H2, Lifetime, Cinemax, Sony, Canais Telecine, Comedy Central, VH1 Megahits e Paramount, sendo 19 canais ao todo.

Alguns canais também adotaram as medidas por conta própria. É o caso do Grupo Globo, que definiu que mesmo quem não é assinante dos pacotes estendidos, já pode consumir os principais canais lineares da Globo que estão abertos em toda a base nas operadoras Claro, Sky e Oi. Independentemente do pacote contratado, o assinante tem à disposição conteúdos do Gloob, Gloobinho, Canal Brasil, Multishow, GNT, SporTV, SporTV 2 e SporTV 3, GNT, VIVA, Universal TV, Studio Universal, Syfy, Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Fun, Telecine Touch, Telecine Pipoca, Telecine Cult, Megapix, Mais Globosa, Bis, Off e principalmente a GloboNews, que traz ao longo de todo o dia uma ampla cobertura sobre o vírus.

O Globoplay também disponibiliza a partir da segunda-feira, 16 de março, durante 30 dias, diversos conteúdos para não-assinantes da plataforma. Em destaque, mais de 30 títulos infantis, como “Detetives do Prédio Azul”, “Escola de Gênios”, “Mya Go”, “Bob Zoom”, “Valentins” e “Dr. Calça Dimensional” estarão abertos. Além desses produtos, séries como “Shippados” e todas as temporadas de “Malhação” também estarão disponíveis em uma página agregadora na plataforma que irá reunir todos os conteúdos que estão temporariamente liberados.

O Grupo Bandeirantes também liberou o sinal de todos os seus canais pagos – Arte1, BandNews TV, BandSports e Terraviva – na Claro, Sky e Vivo. Já o Smithsonian Channel estará aberto apenas para os assinantes da Net e da Claro. A princípio, a abertura do sinal vai se estender pelas próximas duas semanas.

Os canais da The Walt Disney Company também estarão abertos – inicialmente, estavam liberados nas operadoras apenas os sinais de Disney, National Geographic, Nat Geo Kids e ESPN mas, na tarde da última segunda-feira, o grupo anunciou que a ação se estende também para as opções dos canais Fox. A abertura de sinal está prevista até 31 de março.

 O Grupo Discovery também abriu o sinal de todos os seus canais, como Discovery Kids, Food Network, HGTV entre outros.

 Dentre os canais premium, o Telecine abriu o sinal com todas as operadoras; o Fox Premium também, porém em um segundo momento; o Paramount Plus continua exclusivo no Now da Claro e não foi aberto para todos os clientes.