Claro and TIM launch 4G LTE in 700 MHz band in Rio Verde

As operadoras de telefonia celular do Brasil TIM (Telecom Italia) e Claro (América Móvil) começaram a oferecer 4G LTE na faixa de 700 MHz em Rio Verde (Goiás), a primeira cidade da América do Sul a desligar o sinal de TV analógico e liberar essa faixa.

 

Com isso, as duas operadoras celulares podem oferecer agora a tecnologia LTE-Advanced, uma evolução do 4G.

“A exploração da frequência de 700 MHz é estratégica para a ampliação e melhoria da cobertura da nossa rede 4G”, afirma em comunicado o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville. Segundo a companhia, em Rio Verde será possível oferecer  LTE Advanced com Three Carrier Aggregation (3xCA), que permite a combinação das três frequências 4G (2,5GHz, 1.800MHz e 700MHz).

 

Em comunicado, a Claro informa que, com a liberação comercial da faixa e a oferta da tecnologia LTE Advanced, o usuário poderá navegar em altíssima velocidade e utilizar aplicativos que exigem uso intensivo de dados, como jogos online, serviços de VOD em alta resolução e videoconferências.

 

A faixa de 700 MHz foi adquirida pelas teles no leilão realizado pela Anatel, em 2014, e liberada para a operação do Serviço Móvel Pessoal de quarta geração após o desligamento da TV analógica na cidade goiana, em março deste ano.

 

Segundo estabeleceu o decreto presidencial 8.753 deste ano, a TV analógica deverá ser desligada em 2018 somente nos municípios em que o encerramento das transmissões de TV aberta é necessário para fortalecer as redes 4G dos serviços móveis. O cronograma de desligamento continua em Brasília e nos municípios do entorno do Distrito Federal.