EchoStar’s satellite, which will provide TV services in Brazil, will finally be launched

A empresa americana EchoStar Technologies, vai lançar ainda este ano o satélite EchoStar na orbita da Terra na posição 45º oeste para oferecer serviços de TV em Brasil, como afirmou o CEO da empresa Mike Dugan, que fez uma apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2015. O satélite EchoStar 105 com a banda híbrida Ku-Ka-C tem o seu lançamento previsto para princípios do quarto trimestre de 2016.

O satélite EchoStar XXIII DBS está programado para ser lançado pelo foguete Falcon 9 da SpaceX. Se trata de um satélite de serviços de transmissão em massa de banda Ku, flexível, desenhado para cumprir com múltiplas funções. A empresa conseguiu este espaço orbital por um leilão em agosto de 2011, no valor de 355 milhões de reais (81 milhões de euros) e esperava um sócio para lançar o DTH Dish.

EchoStar esteve muito perto de chegar a um acordo com operadora GVT em 2013 para lançar um serviço de DTH. Porém em outubro do mesmo ano as negociações para a formação de uma joint-venture para serviços de TV paga no Brasil, foi suspendido.

Em poucas semanas será lançado o satélite Eutelsat 65 WA, previsto para o dia 9 de março e ocupara a posição 65º Oeste da orbita da Terra. Ponto exclusivo para oferecer serviços de banda larga para a realização do Jogos Olímpicos Rio 2016.