SIC and TVI from Portugal refuse Euro 2016 due to RTP

A RTP pública de Portugal não consegue vender os jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 aos canais privados como à SIC e à TVI. As propostas apresentadas pela Rádio e Televisão Pública não têm agradado as empresas privadas que que consideram que os pacotes que a RTP se propõe a sublicenciar, são o “refugo” da competição, não incluem, por exemplo, partidas da Seleção nacional. Os privados só deverão aceitar um negócio que inclua a divisão de jogos disputados pela Seleção nacional de Portugal.

Segundo o noticiário local “Correio do Amanhã”; a RTP optou por não comentar este assunto, tal como a SIC e a TVI. De resto, a RTP é, a única detentora dos direitos televisivos do Euro 2016 para o território nacional, uma vez que os canais em sinal fechado, como a Sport TV, também não fecharam qualquer negócio para a aquisição desta competição.

A RTP confirmou a compra dos direitos do Euro 2016 com 51 partidas, para rádio, televisão e internet no dia 24 de junho de 2015 e anunciou estar “disponível para sublicenciar a outros operadores de TV um pacote de jogos a definir”.  O valor investido pela RTP neste negócio não foi revelado. O Euro 2016 será realizada na França, de 10 de junho a 10 de julho.