Telefônica lança na América Latina serviço de transmissão de vídeo por Internet por satélite para as reportagens externas das estações de TV

A companhia española de telecomunicações Telefônica lançou um novo serviço de transmissão de vídeos a través da Internet por satélite na banda Ka, o qual será utilizado pelas estações de TV para realizar as reportagens externas. A plataforma está disponible para México, Brasil, Colômbia, Chile e Perú.

“É um serviço baseado em uma estação de satélite com um modem e uma antena (de 74 cm) a qual se conecta o equipamento de codificação de vídeo”, a companhia explicou ao NexTV Latam. “Serve para transmitir vídeo desde uma situação distante até os estúdios das estações de TV através de um satélite”, informaram.

Segundo informou a Telefônica em comunicado, o serviço já foi implementado nas eleições federais que ocorreram no México em junho e durante a Copa América de Futebol Chile 2015. Para essas transmissões foram utilizados cinco canais com 2 Mbps cada um.

“Diferente de outras soluções, o serviço oferece uma largura de banda dedicada a cada caso, considerando capacidades máximas de 18 Mbps de download e 3 Mbps de upload. Esta nova alternativa supera outras soluções existentes no mercado por seu custo competitivo e porque prioriza o upload do vídeo”.