TV PAGA

Disney deve vender Fox Sports no Brasil para finalizar fusão com a Fox

12views

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) decidiu negar à Disney a possibilidade de  manter a Fox Sports no Brasil e ordenou sua venda. A entidade entende que a coexistência do canal esportivo com a ESPN poderia configurar um monopólio no país.

Com a venda da Fox Sports pela Disney, qualquer outro grupo de mídia poderá adquirir-la com seus principais conteúdos no Brasil. A única exceção será para a Globo, para evitar que a empresa tenha um papel muito grande no mercado.

Além disso, a ESPN não poderá absorver os direitos exclusivos da Fox Sports para transmitir a Copa Libertadores. A empresa possuía desde 2012, e até no ano passado, os direitos de transmissão dos jogos para TV por assinatura, e a retransmissão para a Sportv. Recentemente, o contrato foi renovado até o final da temporada de 2022, mais o destino da transmissão do torneio ainda não está claro se nenhum grupo compra a Fox Sports no Brasil.

A Disney comprou a Fox no final de 2017, em uma operação que ultrapassou USD 50 bilhões. Com a decisão do CADE, segundo o portal de notícias UOL, parte da estrutura e dos profissionais da Fox Sports Brasil será transferida para a ESPN, que pertence à Disney desde 1995.