TV ABERTA

SES lança serviço de transmissão de sinal de TV aberta em banda Ku

18views

A operadora de satélites SES lançou no Brasil o FTA Ku, um serviço de transmissão de sinal de TV aberta por satélite em banda Ku. O serviço funcionará a partir do satélite SES-10, que fica na posição 67° W.  

Segundo Jurandir Pitsch, vice-presidente da SES na América Latina, o lançamento é motivado apenas pela observação das tendências de mercado, e não tem relação com as discussões em torno do próximo leilão de frequências para 5G organizado pela Anatel. “Como o volume de antenas produzidas em banda Ku é muito maior, o preço da Ku é menor. A tendência é que fabricantes parem de fazer antena doméstica para banda C, já que TVRO nessa frequência só existe no Brasil, enquanto em Ku é usada no mundo inteiro”, afirma.

Para o executivo, o produto deve atrair canais de TV que não conseguiram ser distribuídos por banda C. “É um produto para quem não consegue entrar na Banda C porque não tem espaço ou porque é muito caro. Canais religiosos e internacionais em língua estrangeira são potenciais clientes”, diz o mídia especializada Telesintese.

O FTA Ku á é vendido as emissoras de TV aberta da Europa e da África. O sucesso lá fora levou a operadora a trazer a oferta para o Brasil. No país, diz Pitsch, já existe uma base grande de usuários Ku que poderiam se beneficiar comprando um STB novo, por exemplo. Outra oportunidade, a seu ver, é complementar a sintonia de quem usa banda C.  “Usando uma chavinha diseqc, todos os STBs da banda C hoje no mercado conseguem escolher automaticamente entre o sinal da banda Ku ou de banda C quando o usuário muda de canal”, exemplifica.