Uncategorized

Anatel comprova interferência de 5G na banda C de TV vía satélite

13views

Os testes realizados pela Anatel nos últimos meses com equipamentos de diversos fabricantes e operadores comprovam que o sinal 5G na faixa 3,5 HGz causa interferência sobre o serviço de TV via satélite transmitido em banda C. O impacto é maior nas antenas domésticas do que nas profissionais, informa Everton Souza, engenheiro de soluções da Viavi, uma das empresas que participou dos testes, com seus equipamentos de medição. 

Na opinião do engenheiro, para evitar interferências entre tecnologias, seria preciso a troca das antenas parabólicas por versões melhores, porém mais caras, o que pode ser inviável economicamente, considerando que a TV por satélite é utilizada por famílias de baixa renda no interior do país, ele explicou para a mídia especializada Mobile Time. Souza lembra também que a rede 5G será implementada primeiramente em grandes centros urbanos, onde a TV por satélite em banda C é pouco utilizada, e “um número pequeno de residências seriam afetadas nos primeiros anos dessa tecnologia”, reporta o Mobile Time.

A Anatel anunciou que oferecerá as bandas de 2,3 GHz e 3,5 GHZ, que serão necessárias na implantação e implementação da tecnologia de quinta geração (5G) no primeiro trimestre de 2020. Embora o órgão regulador já tenha comunicada sua resolução, espera-se que em meados de 2021 os primeiros operadores possam instalar suas redes.