BRASIL

Nova TV por assinatura no caminho para Android TV chegou a Nextv Series Brasil 2020

58views

Outro dos painéis que aconteceu durante a primeira edição virtual da Nextv Series Brasil foi intitulado “Nova TV por Assinatura vai para o Android TV“. Alguns dos principais temas abordados durante o debate focaram no Android TV vs Android Open Source Platform para operadoras; STB, dispositivo de streaming e alternativas de smart TV; e os principais recursos a serem implementados em STBs Android.

Os executivos selecionados pela Dataxis para estrelar o painel foram Cristina Budeu, CEO da TV Alphaville; Eduardo Campos, Regional Director for the Americas da SmartLabs; André Rosado, CDN Product Manager da Velocix; e Waldo Lenz, Diretoria de Serviços Convergentes  do Brasil Tec Par (Amigo TV).

André Rosado disse, que com a quantidade crescente de diversos tipos de equipamentos existentes nas casas dos clientes, torna complexo garantir uma Qualidade de Experiência (QoE) transversal. ‘Precisamos ter toda a cadeia unificada’, desde os encoder de ingest até de distribuição para assim aproveitar as soluções Open Source ‘que desde o sua origem tem padrões’ para assim padronizar e unificar soluções e ter uma melhor experiência, ‘otimizando a entrega end-to-end’.

Eduardo Campos afirmou que na Smartlabs as implantações principalmente passam por Android AOSP porque ‘oferece ao operador a oportunidade de criar aplicativos e gerencia-los desde uma área interna que permite ao operador criar uma parede de aplicativos onde pode ter acordo de conteúdo ou comerciais, mas sobretudo, ele pode criar serviços de comunidade onde o operador possa levar ao seu usuário as aplicações mais interessado’.

Waldo Lenz e Cristina Budeu concordaram que o assistente de voz pode ter um efeito importante na experiência do usuário, mas remarcaram que a produção de conteúdo local é de suma importância na hora de fidelizar clientes porque “tras proximidade”, disse Cristina.