BRASIL

Fundo Emergencial Covid-19 do ICAB ajudou mais de 5 mil profissionais de todos os estados do Brasil

23views

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) informou nesta última sexta-feira, 18 de setembro, o encerramento do Fundo Emergencial Covid-19 após quatro meses de trabalho. Criado por meio de uma doação de R$ 5 mil milhões da Netflix, o Fundo forneceu auxílio a 5 mil trabalhadores e freelancers das indústrias cinematográfica e televisiva, de todos os 27 estados do país que foram afetados pelas paralisações causadas pela pandemia da Covid-19.

“Tem sido extremamente gratificante fazer este trabalho para nossos colegas nos últimos quatro meses, ajudando mais de 5 mil pessoas. O ICAB continuará promovendo e desenvolvendo a indústria audiovisual no Brasil, fortalecido pela solidariedade que encontramos em um setor que se uniu para se apoiar mutuamente”, disse Mauro Garcia, Director Executivo do Instituto.

Entre os que receberam a ajuda de R$1.045, há profissionais de mais de 850 produções afetadas e mais de 90 posições diferentes no setor, como assistentes de produção, assistentes de direção, equipes de câmera, motoristas, editores, assistentes de figurino, assistentes de arte, contrarregras, eletricistas, e outras muitas funções essenciais para o desenvolvimento da cinematografia e do trabalho de produção audiovisual.

“Somos gratos pelo trabalho que o ICAB fez para ajudar nossos colegas do setor afetados pela paralisação da produção no Brasil. Nestes tempos de necessidade sem precedentes, estamos felizes em ver que o Fundo foi capaz de apoiar os trabalhadores da comunidade criativa brasileira, do Amazonas ao Rio Grande do Sul”, disse o Vice-Presidente de Produções Originais para América Latina da Netflix, Francisco Ramos. Além do Brasil, a Netflix concedeu fundos emergenciais para apoiar a indústria audiovisual em outros países da América Latina, como Colômbia, México e Argentina.